SAÚDE E BELEZA



Dica: Como Perder Barriga

Se você está acima do peso e a barriguinha aparece proeminente, uma dieta equilibrada é o ponto de partida para perder essa gordura localizada.
Comece então eliminando da sua alimentação os fritos, os doces, refrigerantes e pratos gordurosos.  Prefira consumir frutas variadas, legumes,verduras e coma somente  carnes e peixes magros.Mastigue devagar, pois se fizer as refeições ás pressas, o cérebro não consegue registrar o momento de saciedade e você acaba comendo mais do que devia. Faça no mínimo seis refeições durante o dia, comendo pouco de cada vez. Beba muita água ,no mínimo 1,5L por dia,e se o intestino não funcionar devidamente, consuma fibras.
Pratique exercício físico regularmente, preferencialmente os exercícios localizados para queimar calorias e enrijecer a zona abdominal.


Alimentos que Ajudam no Crescimento Capilar


Vamos nutrir nossos cabelos de verdade!! De dentro para fora, como deve ser! O cabelo é feito de uma proteína (a queratina) que  é formada a partir de aminoácidos. A maioria dos aminoácidos é produzida pelo seu próprio corpo. Outros (os chamados de “aminoácidos essenciais”) devem ser obtido a partir da alimentação. Não é difícil obter esses nutrientes através da dieta, a não ser no caso dos vegetarianos que estão mais expostos a riscos de queda de cabelo causada pela  deficiência de  ferro (Eflúvio telógeno crônico – CTE).

Vitamina A (retinol) - Promove crescimento saudável dos cabelos e impede que o cabelo fique seco e quebradiço e que sua pele torne-se áspera. Fontes naturais: fígado, peixes oleosos, ovos. A vitamina A também é formada a partir de beta-caroteno (cenoura, por exemplo). Sem exageros, por favor!B3 

(Niacina) – Pode ajudar a aumentar a circulação do couro cabeludo. Fontes naturais: galinha, peru, peixe, germe de trigo.

B5 (ácido pantotênico) – O ácido pantotênico é considerado a melhor vitamina para queda de cabelo, perda de cabelo e manutenção da  cor do cabelo. Fontes naturais: cereais integrais, fígado, rim, gema de ovo.

Vitamina B6 (piridoxina) – bom para manter a cor do cabelo, e sua deficiência pode causar a perda de cabelo. Fontes naturais: germe de trigo, fermento, soja.

Vitamina B12 (cobalamina) – A deficiência desta vitamina causa perda de cabelos. Fontes naturais: carnes, peixes, aves, ovos.

Ácido fólico – Possivelmente o mais importante de todas as vitaminas para queda de cabelo e perda de cor do cabelo. É também muito importante para a mulher (especialmente se estiver grávida). Fontes naturais: frango, nozes, soja e cereais matinais fortificados.

Ácido para-aminobenzóico (PABA) – Pode ajudar a devolver ao cabelo a sua cor original! Tava pensando que cabelo branco era só por causa da velhice?? Fontes naturais: cereais integrais, levedo, rins e (especialmente) no fígado.

Inositol – falta de inositol pode causar irritação da pele / eczema, problemas nos nervos e até mesmo calvície! Fontes naturais: lecitina de soja, gérmen de trigo, cevada e ervilhas.

Biotina (vitamina H) – biotina ajuda a metabolizar os ácidos graxos (Deficiências de ácidos graxos essenciais são associadas com a perda de cabelo, resecamento e descamação de pele). Fontes naturais: gemas de ovo, fígado, leite, fermento e rim.

Vitamina C (ácido ascórbico) – este nutriente vital ajudará outras vitaminas (por exemplo, ajuda a absorção de ferro) e é essencial para uma pele saudável, vasos sanguíneos, formação de colágeno, etc. Fontes naturais: frutas vermelhas, frutas cítricas e vegetais verdes folhosos.

Vitamina E: Pode ajudar a prevenir cabelos brancos e queda de cabelo. Este antioxidante também promove o fluxo sanguíneo saudável, que pode ajudar a manter a circulação de sangue no couro cabeludo. Fontes naturais: a maioria dos óleos vegetais, avelãs, amêndoas, soja.

Não exagere!

Um excesso de vitamina C fará com que as células da pele do couro cabeludo passe a se reproduzir muito rapidamente. Da mesma forma, a vitamina A vai acelerar a reprodução celular em seus folículos pilosos: enquanto o seu cabelo pode crescer mais rápido, ele  chega ao fim de sua fase de crescimento natural mais rapidamente! Vitaminas A, D e E podem ser armazenadas em seu corpo, porque eles são solúveis em gordura. Com o tempo, o acúmulo pode causar efeitos secundários não benéficos.
Aminoácidos importantes para o crescimento do cabelo:

Metionina e homocisteína – importante para a circulação do couro cabeludo. Encontrados em alimentos de origem animal, como as carnes. Porém, o consumo exagerado de carnes poderá acelerar o processo de envelhecimento do sistema nervoso. Então, mais uma vez: a chave está no equilíbrio!
A suplementação de lisina pode ser feita através de alimentos naturais ricos neste aminoácido, tais como carne vermelha, peixe, frango, leite e derivados, ovos, batata e soja.
Tirosina: ajuda a manter a cor e o brilho natural dos seus cabelos. É encontrado em alimentos ricos em proteínas e que ajuda o cérebro a produzir substâncias químicas que induzem ao relaxamento e, ao mesmo tempo, elevam o estado de alerta. Quanto maior o stress, mais o cérebro consome tirosina. Por isso, é preciso repor o que foi perdido. Fontes: atum, carnes magras, peito de frango, queijo, lentilha, tofu (queijo de soja), ovos.
Cistina: melhora a qualidade, textura e crescimento do cabelo.
As fibras do cabelo são conectadas entre si através da cistina, que faz com que o cabelo não se dissolva na água. Encontre cistina em alimentos de pimentos vermelhos, alho, cebola, couve-de-bruxelas, aveia e gérmen de trigo.

Agora, se seus cabelos não estão te deixando feliz, de jeito nenhum, e estão acabando com sua autoestima, experimente aumentar a quantidade de selênio: uma dieta rica em selênio aumenta a confiança e reduz a ansiedade. O baixo consumo pode levar à depressão. Fontes: castanha do pará, ostra, fígado, salmão, atum, carnes magras, peito de frango, farinha de aveia, pão integral.


Frutas x Saúde
O Benefício das Frutas
 Abacate
O abacate é um fruto bastante rico em substâncias gordurosa encontrada na polpa. Ele tem diversas aplicações medicinais, culinárias e cosméticas. As partes utilizadas do abacate são: folha, fruto e semente. O abacate ajuda a tratar de: contusões, dores de cabeça, dores reumáticas, bronquite, diarréia, pele seca, cabelo ressecado e na retenção da secreção biliar.
Abacaxi
O abacaxi é ótimo para repor as energias. Ele é um alimento com ácidos orgânicos, açúcares, cálcio, enzimas, ferro e vitaminas. Ele tem o poder de retirar as células mortas da pele, rejuvenescendo-a e por conseqüência disso é excelente nos processos de cicatrização. O abacaxi ajuda a tratar de: doenças respiratórias, melhora a aparência da pele, excesso de líquido no organismo, feridas, problemas digestivos e úlceras.
Acerola
A acerola é conhecida pela alta fonte de vitamina C e ferro. A vitamina C contida na acerola é ótima para o envelhecimento precoce e doenças decorrentes da ação dos radicais livres. A acerola ajuda tratar de: disenteria, febre, excesso de ácido úrico, gripes e resfriados.
Ameixa
 
A ameixa fornece ao organismo sais minerais e vitaminas. A medicina popular descobriu suas propriedades terapêuticas que consagrou seu uso como um laxante eficaz. Além disso, ela tem efeito diurético, beneficiando o canal das vias urinárias e desintoxica o aparelho digestivo. A ameixa ajuda tratar de: artrite, cálculos da vesícula biliar, hepatite, fígado preguiçoso, digestão difícil, intestino preso e tosse.
Banana
A banana é rica em potássio, sais minerais e vitaminas (A, B, B1, B2, C, E, H). O consumo da banana é muito indicado para atletas, porque estimula a produção de serotonina no cérebro.As últimas pesquisas indicam que a banana previne derrame e é bom para a circulação.A banana ajuda a tratar de: anemia, debilidade orgânica, fraqueza generalizada e diarréia.
Caju

É na extremidade do caju que encontramos a castanha. Ele é um fruto repleto de proteínas, vitaminas e sais minerais. As partes utilizadas do caju são: casca do caule, folha, fruto (castanha), pseudofruto (caju) e raiz.O caju ajuda tratar de: anemias, diabetes, feridas, febres, frieiras, gripes, infecções na garganta, Intestino solto, sífilis, tensão nervosa.
Cereja

A cereja é depurativa, alcalinizante e remineralizante do sangue.Ela é famosa por sua qualidade de neutralizar os ácidos do organismo.Dado o seu conteúdo em ácido salicílico, a cereja é indicada no reumatismo, na gota, na artrite e distúrbios relacionados ao ácido úrico.Os caroços gozam de propriedades diuréticas e vermífugas.Seus ácidos atuam nas vias gastrointestinais, fígado e pâncreas.
Coco
 A principal qualidade desse alimento é conter propriedades anticancerígenas. O magnésio contido no coco reforça os ossos e as cartilagens. Também age como adstringente nas hemorróidas.
Água de coco
Além do alívio do calor, a água de coco oferece vários benefícios à saúde, incluindo boas doses de proteínas, vitaminas e sais minerais. A água de coco é boa contra as rugas da pele, calmante, depurativo do sangue, debilidade orgânica, dores musculares e fadiga. Além disso, ela é excelente para o tratamento de todas as enfermidades da bexiga.
Figo
 O Figo é rico em vitaminas (A, B1, B2, C). Ele é um alimento de fácil digestão, apesar de ser muito calórico. Em compensação, suas propriedades terapêuticas variadas ajuda a prevenir doenças e reforça a saúde. Além disso, o figo é um excelente remédio dietético, na cura da prisão de ventre e regulador do fluxo biliar, bom para o fígado, depurativo do sangue e excelente nas enfermidades dos rins.
Goiaba
 A goiaba é uma excelente fruta para a saúde, ela contém ferro, tanino, vitamina A e muita vitamina C. A goiaba promove o metabolismo das proteínas, e ajuda a prevenir a acidez e fermentação dos carboidratos durante a digestão.A goiaba ajuda a tratar de: diarréias, excesso de ácido úrico, ferimentos diversos, gripes, resfriados e retenção de líquido.
Jabuticaba

A jabuticaba é uma fruta com propriedades medicinais e nutritivas. Com ferro, sais minerais e vitaminas ela é indispensável para uma vida saudável e cheia de energia. Ela é adstringente, por isso é útil no tratamento das diarréias. Além disso, a jabuticaba ajuda a tratar de: excesso de ácido úrico, retenção de líquidos e úlceras.
Laranja
 A laranja é rica em vitaminas (A, B12, C), ferro, fósforo e cálcio. Ela é refrescante, diurética e depurativa do sangue. Além disso, a laranja favorece a secreção de suco gástrico, de bile e de todos os líquidos do tubo digestivo. A laranja ajuda a tratar de: anemia, febre, gripe, intestino preso, problemas digestivos e tensão nervosa.
Limão
 O limão é rico em vitaminas (A, B1, C) e sais minerais. Além de o limão ajudar em gripes e resfriados, vale lembrar que ele tem várias aplicações terapêuticas. No limão é encontrado substâncias fotossensibilizantes, por isso, deve-se sempre lavar as mãos após o seu uso.
O limão ajuda a tratar de: problemas estomacais, aftas, feridas, tosses, unhas fracas, ácido úrico, pneumonia, enxaqueca, amigdalite, acne, enjôo, hipertensão arterial, estomatite, faringite e úlceras em geral.
Maçã

A maça tem muitas propriedades medicinais, entre elas, fósforo, sais minerais e vitaminas (A, B1, B2), ácidos, sódio e tanino, que atua como antiinflamatório e adstringente. A maçã ajuda a tratar de: eliminação de toxinas no sangue, pele cansada, desidratada e congestionada, problemas digestivos, proteção da mucosa, retenção de líquidos, reumatismo e tensão nervosa.
Mamão
 O mamão foi consagrado pela sabedoria popular como um santo remédio para prisão de ventre. O mamão contém papaína, enzima que facilita a digestão. Quando o mamão é ingerido em jejum, é eficaz contra o diabete. O mamão ajuda a tratar de: doenças respiratórias, calos, feridas, prisão de ventre, problemas digestivos, anemia, verminoses e verruga.
Manga
 A manga é altamente nutritiva, rica em fibras, proteínas, sais minerais e vitaminas (A, B, C)Ela é depurativa do sangue e funciona como expectorante. A manga ajuda a tratar de: anemias, bronquites, distúrbios digestivos, desnutrição, gengivites, tosses e úlceras.É das frutas mais ricas em betacaroteno, a provitamina A, tem a função antioxidante. Esta substância é considerada provitamina porque ela se transforma em vitamina no organismo. A vitamina A é essencial para a saúde da pele, dos olhos e das mucosas. A manga ainda é uma das melhores fontes de vitamina B, E e C, e possui boa quantidade de sais minerais como cálcio, cobre, magnésio, potássio, fibras, hidrato de carbono e taninos, compostos fenólicos que atuam como antioxidantes

Maracujá
 A passiflorina é a substância responsável pela ação calmante do maracujá. Ele ajuda tratar de: ansiedade, depressão, estresse, histeria, inflamações da pele, insônia, pressão alta, reumatismo e tensão nervosa.
Melancia
 Fruta altamente rica em água, é ótima para hidratar o organismo e eliminar toxinas. Além disso, a melancia é rica em potássio, sais minerais e vitamina A. Ela é conhecida como extraordinário poder diurético e refrescante, além de ser rica em Licopeno que reduz risco de câncer. A melancia ajuda a tratar de: febre, ácido úrico, retenção de líquidos, doenças da bexiga, cistite, hipertensão arterial e verminoses.
Melão
Rico em: vitaminas A, do complexo B, vitamina C, cálcio, magnésio, potássio,  fosforo e betacaroteno. Ajuda na desintoxicação alimentar, males dos rins, é um hidratante, também auxilia contra a obesidade, o seu suco é otimo na menopausa.O melão é excelente para repor o potássio, necessário para o bom funcionamento do organismo, além de conter ácidos orgânicos, glicose, sais minerais e vitaminas (A e C).O melão ajuda a tratar de: anemias, cansaço físico e mental, debilidade orgânica, eliminação de toxinas, intestino preguiçoso e pele seca.
Morango
 O morango é uma fruta indispensável para uma vida sadia, é rico em sais minerais e vitaminas. Ele tem ação alcalinizante, mineralizante e emoliente. O morango ajuda a tratar de: anemia, desnutrição, diabetes, diarréia, febre, gota, pressão alta, ácido úrico, reumatismo e cálculos nos rins.
Pêra
Rica em: vitaminas A, do complexo B, vitamina C. silício, ferro, magnésio, enxofre, cálcio, potássio e fibras. A pêra é indicada para diabéticos, e para quem faz dieta para emagrecer, prisão de ventre, inflamação do intestino, bexiga,aparelho urinário, indigestão, complicações pulmonares, tratamento da próstata, febre, enjoo e má circulação.
A pêra tem diversas propriedades terapêuticas, fonte de potássio, sais minerais e vitaminas (A, B1, B2, C). A pêra é muito eficaz no tratamento de eliminação de gorduras, pois ela elimina toxinas e é depurativa do sangue. Ela ajuda a tratar de: pressão alta, ácido úrico, reumatismo, cálculo renal, cistite, desnutrição, gota e problemas urinários.

Pêssego
 A casca recoberta por uma leve penugenzinha protege a polpa, que além de doce, suculenta e saborosa é rica em vitamina A. O pêssego ajuda a tratar de: inflamação dos rins, hipertensão arterial, erupções da pele, fungos, intestino preguiçoso, ácido úrico, problema respiratório e doenças do coração.Rico em: vitaminas A, C, D, iodo, magnésio, ferro, cobre, fosforo, cálcio, fibras, caroteno e flavonóides. Pelo os nutrientes que possui, beneficia o intestino, aparelho digestivo, sistema nervoso, reduz o colesterol, reumatismo, reduz a hipertensão arterial, e ainda pode contribui para proteger contra o câncer e doença cardíaca.
Pitanga
 A pitanga traz muitos benefícios à saúde, pois contém glucose, potássio, sais minerais e vitamina C. A pitanga ajuda a tratar de: anemia, ansiedade, bronquite, diarréia, febre, excesso de oleosidade na pele, gota, pressão alta, reumatismo, tosse e verminose.
Tangerina (mexerica ou ponkan)

 A tangerina é uma fruta aromática que exala um perfume cítrico e forte. Os bagos são repletos de suco rico em ferro e vitaminas (A, B1, B2, C). A tangerina ajuda a tratar de: febre, elimina toxinas, gripes, ácido úrico, retenção de líquidos, tensão nervosa e verminoses.
Uva
 A uva é uma fruta com muitas propriedades medicinais, contém glucose, ferro, potássio, vitaminas (A, B1, B2). Ela é uma fruta depurativa do sangue, mineralizante e alcalinizante, além disso, desintoxica o organismo. A uva ajuda a tratar de: cansaço, disfunções intestinais e digestivas, hemorragia uterina, doenças do estômago e problemas de circulação.
Carambola
A carambola é um verdadeiro veneno para pacientes que sofrem de insuficiência renal. é rico em cálcio, ferro, fósforo e vitaminas como a A, B e C. É também indicado para combater febres, curarescorbuto e estimular o apetite, além de previnir o envelhecimento, por ser rica em polifenóis. Porém, apesar de ser aparentemente inofensiva e saudável, 
Damasco
Rico em: vitaminas A, B1, B2, B3, C, fosforo, ferro e potássio. É indicado nos casos, afecções do fígado, problemas de visão, nicotina e câncer.


Framboesa

Rica em: vitaminas A, B1, B5, C, ferro, cálcio, fosforo, magnésio e potássio. A framboesa é utilizada no tratamento de inflamação, na garganta, gengivas, prisão de ventre, hemorróidas, reumatismo, doenças dos rins, fígado.

Kiwi
Rico em: vitaminas A, C, cálcio, ferro, carboidratos e fibras. É indicado no casos de problemas digestivos, prisão de ventre, arteriosclerose, artrite, reumatismo, resfriado, gripe.


Groselha

Rica em: vitaminas  B, C, E, cobre, ferro, fosforo, potássio e magnésio. É um poderoso antioxidante, anti-inflamatório, e fortalece o sistema imunológico.

Romã

Rico em: vitaminas A, do complexo B, ferro e  cálcio. A romã é otimo para visão, pele, auxilia na má circulação, também ajuda na eliminação de líquidos, e é capaz de afastar doenças cardíacas e tumores.

Toranja

Mais conhecida como Grapefruit.Rica em: vitamina C, potássio, cálcio folatos e caroteno. A toranja é muito bom para a visão, evitando a formação de cataratas, facilita a digestão, ainda é recomendado para a proteção contra o câncer do cólon e do estômago.

Graviola

Graviola é uma fruta bastante completa, sendo rica em água e vitamina C e vitaminas do grupo B; possui ainda  cálcio, fósforo, ferro e potássio e hidratos de carbono (especialmente a frutose).anti-cancerígenos, ajudando a combater células malignas em diversos tipos de cancro (incluindo o do cólon, da mama, do pâncreas, da próstata e do pulmão).Atuação contra as infeções bacterianas.Regulação da tensão arterial alta.Ação anti-depressiva e de combate aos distúrbios nervosos.Efeito purgante no organismo.


Dengue: saiba quais são os sintomas e como se prevenir


As chuvas aumentam a proliferação do mosquito transmissor da dengue, que procura local com água limpa e parada para se reproduzir. Pequenas atitudes em casa podem ajudar a reduzir o risco de infecção do mosquitoAedes aegypti e salvar a vida de muitas pessoas. No mês de março, o aumento das chuvas pode trazer maiores riscos – é hora de ficar atenta!
No Brasil, a região Sudeste é a que registra o maior número de casos de dengue por ano. As demais regiões, por ordem de incidência de casos, são: Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Norte.   Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil apresenta 48 cidades com risco de viver surto de dengue em 2012, com índices acima de 3,9% de infestação pelo mosquito Aedes aegypti.  A única forma de combater a doença ainda é evitar os focos de acúmulo de água.



Confira alguns cuidados em casa:

- Coloque areia na borda dos pratinhos dos vasos de plantas;
- Caso tenha plantas aquáticas, lave o vaso semanalmente com escova e sabão;
- Guarde latas e garrafas de cabeça para baixo;
- Mantenha a caixa d’água fechada e com tampa adequada;
- Limpe as calhas e remova toda a sujeira, como folhas e galhos, que possa impedir a passagem da água;
- Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;
- Se você utiliza tanques para armazenar água, lave-o com sabão e escova uma vez por semana;
- Barris d’água e tonéis devem sempre ser mantidos fechados;
- Pneus velhos devem ser guardados em local coberto, ao abrigo da chuva;
- Mantenha a lixeira sempre fechada e coloque o lixo em sacos plásticos;

Sintomas da dengue
Geralmente as pessoas sentem febre, dores pelo corpo, náuseas e dor de cabeça pode ser uma simples gripe ou mal-estar, mas se apresentar qualquer um deles, procure imediatamente um posto médico.
O doente pode até mesmo não apresentar qualquer sintoma, mas o aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e vômitos podem indicar a evolução do quadro para dengue hemorrágica, que se não tratada a tempo pode levar ao óbito.

Você sabia?
A palavra dengue significa “manha” ou “melindre” em espanhol. O nome foi dado à doença devido ao estado de prostração em que fica a pessoa contaminada.




A franja ideal para cada tipo de rosto



Para viver a robô Naomi, na novela global Morde & Assopra, a atriz
 Flávia Alessandra teve de adotar franja. O look criado pelo cabeleireiro Marcos Proença (SP) rejuvenesce e é versátil: "a franja curta no meio e alongada nas têmporas pode ser usada reta ou de lado. O segredo do penteado é modelar a raiz com uma escova larga e, depois, jogar um pouco de spray", diz o expert.
A vantagem da franja é que ela muda a aparência sem você precisar apelar para um corte radical. Animada para aderir à moda, mas em dúvida sobre o melhor estilo para o seu rosto? Siga estas dicas de mestre.
ilustra
Foto: Luda Lima

Mão na tesoura!


1. Rosto quadrado

Pode usar qualquer tipo de franja - ela ajuda a suavizar os traços. A reta combina com corte chanel e fios lisos e longos. Já a franja desfiada fica ótima se for longa.

2. Redondo

Cuidado com a franja reta e curta, pois ela cria volume no topo da cabeça e destaca ainda mais as maçãs do rosto, deixando-as arredondadas. Para não errar, aposte nos modelos compridos, que alongam a face.

3. Coração

Quem tem o queixo pontudo e a testa larga deve abusar das franjas desfiadas, que desviam a atenção dos ângulos marcados na região do queixo. Evite fios muito lisos que terminam na altura do maxilar.

4. Oval

Esse rosto com proporções harmoniosas fica bem com qualquer tipo de franja. Para um visual clássico, adote o modelo reto; para um look despojado, use a franja desfiada com os fios mais longos nas laterais da testa.

Franja chapada


O corte reto pode ser acentuado com o uso de chapinha na hora de pentear. Depois de secar os fios com secador, passe o aparelho uma vez só na franja, modelando as pontinhas para dentro.
Fonte:mdemulher









































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com ofensas ou palavras chulas não serão aceitos...
Obrigada pela sua compreensão.

Marisete Galdino.