BUÍQUE

Quem lembra deste homem???



E quem não lembra o reboliço que foi para capturá-lo,ele virou o assunto da cidade e em meio a tantas injustiças na tentativa de prendê-lo,de causar comoção no seu coração e talvez a possibilidade de ele se entregar,tiraram a vida de sua irmã,gente boa,batalhadora,mãe de família jovem bonita e vaidosa.E até onde sabemos não se fez justiça.Numa sexta-feira dia 28 de Dezembro do ano de 2012, a equipe "Malhas da Lei" da cidade de Petrolina, composta por policiais militares e civis e com o apoio do serviço de inteligência penitenciário,realizou a prisão de Dielson de Lima Silva da cidade de Buíque.O mesmo estava trabalhando em uma fazenda em Juazeiro-BA. Com ele foi apreendida uma espingarda calibre 36 com 35 cartuchos. Dielson é foragido da penitenciaria de Canhotinho-PE, ele responde por vários crimes, dentre eles homicídio, tráfico de drogas, porte de arma de fogo e furto. O mesmo foi entregue na Delegacia de Polícia Civil de Juazeiro para a adoção das medidas cabíveis.Aqui na nossa cidade Buíque-PE algumas pessoas andaram falando que a polícia chegou até ele porque ele estava sendo acusado de um crime de estupro,cometido nesta mesma fazenda onde estava trabalhando,mas em nenhuma das notícias apresentadas na internet se vê falar disso.Portanto concluímos que essa informação não é verídica,são somente boatos.

Texto:Marisete Galdino


Buíque

Buíque é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Administrativamente, Buíque é formado pelos distritos sede, Carneiro, Catimbau e Guanumbi e pelos povoados de Tanque e Aldeia Indígena Kapinawa.
Bandeira de Buíque
 


O município de Buíque começou a ser povoado em 1752, quando ficou conhecido como Campos de Buíque. O nome do local tem origem na linguagem Tupi e significa "Lugar de Cobras". Os naturais de Buíque têm outra versão para a origem do nome - os índios que habitavam essa região utilizavam uma trombeta cujo som produzido se assemelhava ao nome da cidade.Buíque foi elevado à categoria de vila em 1854, com a denominação de Vila Nova do Buíque, desmembrado de Garanhuns. Em 19 de Dezembro de 1874, Buíque, foi elevada à categoria de cidade em 1899


Localiza-se a uma latitude 08º37'23" sul e a uma longitude 37º09'21" oeste, estando a uma altitude de 798 metros. Sua população estimada em 2009 era de 53.272 habitantes. Possui uma área de 1345 km². O escritor alagoano Graciliano Ramosfoi um morador célebre da cidade.


O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca

Relevo

Grande parte do municípío está localizado no Planalto da Borborema. No centro do município há áreas inseridas na Depressão Sertaneja e a noroeste do município, áreas inseridas nas Bacias Sedimentares.

Vegetação

A vegetação predominante é a Floresta Subcaducifólica e Caducifólica.

Hidrografia

O município de Buíque está nos domínios da Bacia Hidrográfica do Rio Ipanema. Os principais tributários são o rio Ipanema e o rio Cordeiro, e os riachos: do Cafundó, Mimoso, do Xicuru, do Brejo, Salgado, do Pilo, Catimbau, Ilha, do Mororó, Piranha, dos Negros, Queimadas, Cajazeiras, Mulungu, Umburaninha, do Jaburu, do Cágado, das Pedrinhas, Barra, do Pinto, Ipueiras, das Cabras, Caldeirão e dos Martins, todos intermitentes.
O município conta ainda com o açude Mulungu, com capacidade de acumulação de 1.280.953 m³.

Terras indígenas

Localiza-se no município de Buíque a Terra Indígena Kapinawá, do povo Capinauá, homologada pelo Decreto de 11.12.98.A terra indígena ocupa 12.403 ha. Desde 2003, o povo indígena têm como Chefe de Posto Expedito Macena Alves.

O Vale do Catimbau

O turismo da cidade vem se destacando no cenário nacional principalmente devido a região do Parque Nacional do Catimbau. O vale conta com formações rochosas singulares e tem sido cenário de vários filmes nacionais. A paisagem do local conta com a fauna e a flora típicas da caatinga.

Fonte:Wikipédia
Imagem do Google



Fotos da praça-Buíque PE





Ornamentação Natalina 2010

Ornamentação Natalina 2010













Praça Nanô Camêlo



Hino de Buíque - PE

Composição : Blésman Modesto de Albuquerque

 Oh! Buíque coberto de glória
Teus filhos desejam te exaltar
Porque fazem parte da tua história
Motivo de sempre te amar
Vamos todos os bons buiquenses
Com honra nossa terra elevar
Doando todos nossos pertences
Pois Buíque está sempre a clamar
Nossas forças uniremos
Em prol dos dias teus
Porque assim atrairemos
Sempre as bençãos de Deus
Vamos plantar pois tudo dá
Seu povo é bastante varonil
Tua missão é sempre ajudar
A região do imenso Brasil
És berço do índio brasileiro
A riqueza vem sempre de sobra
Trabalho seu lema primeiro
Aniquilando o ninho de cobras
Com o trabalho de seus filhos
Grandes heróis que nunca te esquecem
Tens a benção do sublime Deus
Que eternamente te favorece
Tem beleza, minérios, bonança
Do passado temos trabuco
Temos filhos guardem perseverança
E serás porvir de Pernambuco.


 Zé Lezin em Buíque

Ontem o Bléskina show esteve lotado,para prestigiar o show do Nairon Barreto,estranhou o nome? É ninguém mais ninguém menos que o famoso humorista: zé Lezin da Paraíba,nome artístico que ele usa para fazer seu marketing profissional.Assim que ele entrou as pessoas perceberam logo que ele tinha algo diferente...estava sem bigode.Muita gente marcou presença num show de humor que até então eu nunca tinha visto em Buíque.Tinha muita gente jovem,bonita sinal de que as pessoas gostam muito de dar boas gargalhadas.O zé Lezin encorpora muito bem os seus personargens seja mulher,homem,menino,seja o que for.Sem trilhas sonoras e a presença marcanta do seu fã nº1 o “homem sorriso” que aparece em seus DVDs,ele comandou muito bem o seu show e fez a galera buiquense sorrir bastante,com a mesma alegria de sempre,o seu carisma e as suas piadas que apesar de algumas serem um pouco sacanas,arrancou muitas risadas das pessoas que ali estavam presentes.E hoje algumas das pessoas que ali estavam comentam que o show foi muito bom,e lamentam que tenha acabado tão rápido.





Um comentário:

  1. Bom dia!!!! Moro em Novo Horizonte interior de são paulo e sou vizinho de um Sr. que nasceu e morou muitos anos ai em Buíque...

    ResponderExcluir

Comentários com ofensas ou palavras chulas não serão aceitos...
Obrigada pela sua compreensão.

Marisete Galdino.